Chegou hoje na Base Jaguar da CORE, o novo veículo blindado adquirido pelo governo estadual. As compras já foram bastante anunciadas pela imprensa, serão 10 veículos do tipo ao todo, sendo 08 para a PMERJ e 02 para a PCERJ, que ficarão na Coordenadoria de Recursos Especiais, braço operacional da Polícia Civil no Rio.
Cada trambolho destes custou a bagatela de três milhões, seiscentos e vinte e sete mil novecentos e noventa reais, ou para assustar menos, R$ 3.627.900,00.
Pelo que li na imprensa, uma das vantagens deste novo equipamento era de que ele, além de ar condicionado (caramba!) ainda vinha com uma maca para resgate e imobilização de pescoço! Poxa, muito bom, agora sim! Mais detalhes técnicos você lê no Diário de um PM.
Das desvantagens eu não sei ainda ao certo, o dia foi corrido e só tirei duas fotos que estão abaixo. Mas uma desvantagem que me impressionou de cara, coisa boba, é o tamanho do blindado. Compare nas fotografias abaixo, o tamanho do blindado ao lado de uma Kombi. Fico imaginando de quem foi a brilhante análise técnica que motivou a compra destes carros.
Manobrar isso aí dentro de uma favela deve ser uma coisa de outro mundo, imagino quantos barracos não serão derrubados sem querer, na hora do sufoco. Vocês já viram a largura das ruas e vielas das chamadas "comunidades carentes" do Rio? Mal passa um golzinho.
E para começar bem, na primeira vez que foi utilizado pela PM, o novíssimo blindado já enguiçou. Cada uma...