Dia 29, sábado passado, correu o Campeonato de Tiro em comemoração ao dia do Policial Civil no ano de 2007. O evento foi realizado no estande de tiros da Academia de Polícia, no bairro do Caju, que foi preparado e teve até a grama (matagal na verdade) aparado.
Queremos deixar consignado o reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação do grupo de colegas da ACADEPOL que organizou o evento e que, a despeito da total falta de estrutura e abandono pelo Governo, conseguiram fazer com que o Torneio fosse um sucesso, e todos os policiais que lá estiveram com suas famílias ficaram satisfeitos e até surpresos pela qualidade da estrutura montada.
Também os elogios aos candidatos ao cargo de Investigador, classificados no último concurso, que já concluíram o curso de formação da ACADEPOL e aguardam apenas sua nomeação, que não saiu ainda por questões, infelizmente, políticas. Eles, que ainda se encontram na condição de alunos da Academia fizeram a diferença para o sucesso do campeonato.
Confirmei também que de fato o CAT (Curso de Ações Táticas) vai comprometer toda a estrutura da ACADEPOL, e durante este período não haverá treinamento de tiro para os policiais civis. Aliás, parece que a quantidade de munição que foi separada para o CAT é enorme, e cada aluno deste curso dará mais de 2 mil tiros, quantidade espantosa, já que nem em cursos pagos se alcança esta marca. Sim, um contra-senso à falta de munição para os policiais, tanto para o serviço quanto para treinamento. Lembre-se, cada policial civil recebe por ano 25 munições para pistola.
Vejam então as regras, e assistam ao vídeo com breves momentos da competição.
PISTA 01 – ESPINGARDA WINCHESTER 12 GA : O competidor iniciará a pista com a arma carregada com 04(quatro) cartuchos, mais 01(um) cartucho junto ao corpo, câmara vazia, dedo fora do guarda-mato e arma direcionada a 45º em relação ao solo. Ao sinal sonoro efetuará disparos, podendo efetuar a recarga no momento que preferir, em 04(quatro) alvos metálicos (pepper popper), que deverão cair, a distância de 12 a 15m, cada alvo valerá 1 ponto e o tempo servirá como critério de desempate
PISTA 02 - FUZIL M-16 A-2 COMMANDO : O competidor iniciará a pista com a arma carregada (carregador inserido municiado com 15 cartuchos), alimentada, alavanca de registro de tiro em safe, e terá 1(um) minuto para efetuar os disparos, posição livre, estando o alvo (adaptado de NRA) a uma distância de 20(vinte) metros. Cada disparo efetuado após o término do tempo acarretará na perda de um ponto de maior valor que o atirador tenha obtido.
PISTA 03 - SUBMETRALHADORA WALTHER 9 mm : O competidor iniciará a pista com a arma carregada (carregador inserido e municiado com 15 cartuchos), ferrolho fechado, alavanca de registro de tiro em “E” (opção de disparos intermitentes), dedo fora do “guarda-mato”, posição livre, terá 1(um) minuto para efetuar os disparos, estando o alvo (adaptado de NRA) a uma distância de 20m(vinte metros). Cada disparo efetuado após o término do tempo acarretará na perda de um ponto de maior valor que o atirador tenha obtido.
PISTA 04 – PISTOLA NRA : O competidor iniciará a pista com a arma carregada alimentada, com 10(dez) cartuchos, cão rebatido, dedo fora do guarda-mato, direcionada a 45º em relação ao solo, a 10(dez) metros de distância do alvo (adaptado de NRA), ao sinal sonoro efetuará os 10 primeiros disparos em pé, ao final destes, estando a pistola “fria” e com o ferrolho aberto, ajoelhará, recarregará (carregador reserva junto ao corpo), efetuará mais 10 disparos de joelho, no tempo máximo de 01(um) minuto. Cada disparo efetuado após o término do tempo acarretará na perda de um ponto de maior valor que o atirador tenha obtido.
[youtube TsGFP7XMoVI]
Link para o vídeo do torneio de tiro se não apareceu acima