A Agência Brasileira de Inteligência - ABIN - está em vias de abrir concurso público para preenchimento de vagas nos cargos de Analista de Informações e Assistente de Informações. Não se trata de um órgão eminentemente policial, mas suas funções tem muitas semelhanças com as áreas de inteligência das polícias, e por isso achei válido a divulgação.

Ao contrário das atribuições de polícia, que focam tão somente atividades criminosas, a gama de assuntos de interesse da ABIN é indeterminável, abarcando qualquer fato que surja como ameaça, interna ou externa, à nossa ordem constitucional.
Não é a intenção deste post, porém, tentar definir a Agência de Inteligência brasileira, nem tampouco suas atividades, ou origens. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do órgão na internet, e dúvidas sobre a atuação, missão e atividades da ABIN podem ser lidas aqui. O objetivo mesmo é divulgar o concurso:
São dois cargos, um para nível médio, outro para nível superior. A remuneração do Analista de Informações é de R$ 2.035,65 iniciais, e serão abertas 160 vagas. Já o cargo de Assistente de Informações tem o salário inicial de R$ 4.908,65, e serão disponibilizadas 30 vagas no concurso.
A previsão de lançamento do edital do concurso era o mês de junho de 2008, mas ainda não saiu. Será necessária a aprovação em prova objetiva e discursiva, e os classificados, durante o Curso de Formação em Inteligência, receberão 50% do salário.
Portanto, quem se interessar, que pesquise e fique ligado. Veja o site oficial da Agência Brasileira de Inteligência.