A Polícia Civil do Rio recebeu uma doação de uma empresa que fabrica veículos blindados para o transporte de valores. É o novo Veículo Blindado da CORE, mais compacto que o que já temos em uso, e com alguns detalhes que podem melhorar a atuação dos policiais durante as ações.
Normalmente nos adiantamos à imprensa, mas dessa vez o Jornal do Brasil saiu na frente. Não deu tempo de jogar as fotos para o Caso de Polícia no mesmo dia, porém o faremos agora.
Deixamos de antecipar muita coisa aqui por conta de proibição do Estatuto dos Policiais Civis, já que algumas são consideradas “informes privilegiados”, mas como a imprensa já falou, então que seja: mais dois novos blindados poderão ser incorporados à frota da Coordenadoria de Recursos Especiais da PCERJ.
O Coordenador da CORE esteve no Iraque e em Israel analisando equipamentos que poderiam auxiliar nas Operações Policiais necessárias para prender os criminosos após as investigações. Os auto blindados que provavelmente serão encomendados do Iraque são bem diferentes do atual.
Lá os blindados não têm a característica torre no teto, onde posiciona-se um atirador de elite, que tem mais espaço e visada para disparos certeiros. Também, ao invés dos bancos internos, que ocupam espaço, são utilizadas uma espécie de rede. Cada policial dentro do veículo ficará sentado em uma cadeira/rede em frente à abertura onde são colocados os fuzis.
A compra de um novo helicóptero também está sendo cogitada, e este terá equipamentos específicos para a função policial aérea, além de sua própria estrutura fabricada exatamente para este fim. Atualmente nosso Águia, como é chamado, é uma aeronave utilizada por exemplos por empresas de táxi aéreo, e não é a ideal para missões policiais.
Só não me peçam para explicar como o Governo pretende pagar esses equipamentos, que obviamente não são baratos, ao mesmo tempo em que alega não ter dinheiro para remunerar dignamente os dedicados policiais civis e militares. Aliás acho que devíamos escrever uma carta às empresas bélica que pretendem faturar esse trocado, avisando para fazerem um contrato muito bem redigido e com pelo ao menos 100 testemunhas com firma reconhecida, pois o governados tem fama de não cumprir com sua palavra... alguém sabe escrever em hebraico??
Vejam pois as fotos do novo blindado da CORE, e comparem o tamanho na foto em que ele está lado a lado com o velho protetor de nossas vidas, o Pacificador (Caveirão é da PMERJ).