Blogosfera é como os editores de blogs (chamados blogueiros, mas não gosto da palavra) intitulam o universo de blogs na internet, que criam uma rede de informação (e "desinformação" também) na grande rede, que muitas vezes é extremamente mais eficiente do que a imprensa regular, apesar de todos os recursos de que dispõe.
Um blog é relativamente fácil de criar e manter, a parte difícil fica mesmo na produção de conteúdo. Assim, quem tem o que escrever (falar), já está apto a criar um blog.
Chamamos a Blogosfera Policial o universo de blogs que optaram por debater a segurança pública e a própria Polícia. E existem blogs com diversos tipos de abordagem, alguns mais técnicos, outros mais populares, blogs críticos, e até blogs mantidos por policiais exclusivamente para atacar outros policiais. Enfim, nosso meio de comunicação só faz crescer.
Todo este prólogo foi para ajudar na divulgação (tal qual o Diario de Um PM fez com o CdP antes de ser, infelizmente e inexplicavelmente abandonado pelo colega de Souza) de mais dois blogs de cunho policial que chegaram ao meu conhecimento:
Além disso surgiu mais um blog de um policial civil do Rio: A Polícia Que Precisamos, mantido por um Inspetor de Polícia, que sonha com uma segurança pública eficiente:
Sempre achei que ao assumir o mandato, o Governador deveria também ouvir aqueles que trabalham na ponta; no atendimento ao cidadão; no front. É disso que procuraremos tratar aqui com o fim de promover debates e quem sabe otimizar a relação polícia-cliente. Há sim como melhorar em muito. Basta vontade.É isso aí, longa vida aos novos projetos, e espero que não sejam abandonados. Com o tempo fica cansativo, já passei (ou passo) por isso, mas sigamos em frente. Qualquer atitude que traga a verdade sobre a (in)segurança pública vivenciada pelos policiais de todos os estados, e que busque um link participativo com os cidadãos, é um avanço da posição inerte que infelizmente vivemos há décadas.