Nos posts sobre concursos da área policial, muitas dúvidas são repetidas à exaustão nos comentários. Muita coisa também eu não sei responder, pois nunca pensei sobre o assunto. Assim, fiz uma coletânea das principais perguntas sobre o concurso para a Polícia Civil do Rio, com as respostas que pude dar. Eventuais erros serão corrigidos com o tempo.
Peço que entendam também que nem sempre consigo acessar o blog todo dia para ver os novos comentários, e apesar de eu tentar dar atenção à todos, e compartilhar informações que sei, por vezes passa batido. Juro, não é pouco caso não! :)
Vejam aí então as principais perguntas e respostas sobre o concurso para ser policial civil no Rio de Janeiro. Algumas respostas servem para Polícia de outros estados também, mas existem diferenças, como nomes dos cargos ou nível de escolaridade exigido.
1. Quantos anos de idade é preciso ter para fazer o concurso para a Polícia? R: 18 anos de idade.
2. Qual a idade máxima para fazer o concurso? R: Tema controvertido, segundo o STF não pode haver limite de idade em concursos, apenas se justificado pela natureza do cargo a ser exercido. A questão só será esclarecida quando lançarem o edital.
3. Qual o nível de escolaridade exigido para a Polícia Civil do Rio?
- Inspetor de Polícia, Oficial de Cartório = 3º grau em qualquer área.
- Delegado de Polícia = 3º grau em Direito.
- Investigador Policial = 2º grau.
- Técnico de Necropsia = 2º grau.
5. Sobre a Carteira de Habilitação. R: A categoria exigida é no mínimo ‘B’, ou seja, serve ‘AB’, ‘D’, etc. É aceita a permissão provisória. Para técnico de necropsia não é exigido carteira de habilitação. Para Oficial de Cartório, Inspetor, Delegado e Investigador é exigida a CNH.
6. Fiz curso técnico, fiz curso que durou 3 anos, posso fazer para nível superior? R: É exigido diploma de nível superior (3º grau) reconhecido pelo MEC. Se seu curso é reconhecido pelo MEC como superior, serve.
7. Posso fazer concurso para técnico de necropsia e depois que me formar passar para outro cargo? R: Não. Para cada cargo é exigida a aprovação no respectivo concurso. Só fazendo novo concurso para ser empossado em outro cargo.
8. Quando vai abrir o concurso para auxiliar de necropsia? R: Não sei, provavelmente em 2009.
9. Quando vai abrir o concurso para técnico de necropsia? R: Não sei, provavelmente em 2009.
ATUALIZADO: ABERTO até o dia 20/02/09 o concurso para Técnico Policial de Necropsia da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
10. Quando vai abrir o concurso para Oficial de Cartório Policial? R: Não sei, provavelmente em 2009.
11. Técnico de necropsia tem porte de arma? R: Sim, tem porte de arma, carteira funcional da Polícia e distintivo.
12. Tenho uma tatuagem, mas ela não aparece quando estou vestido, posso fazer o concurso? R: Sim, não tem problemas.
13. Tenho uma tatuagem em lugar visível, posso fazer o concurso? R: Sim, a não ser que seja algo muito exótico, que não seja compatível com a seriedade do cargo, será aceito.
14. Como me preparar para a prova física? R: Treinando os exercícios pedidos no edital. No caso do Rio, treine corrida, muita corrida.
15. Se eu passar para técnico de necropsia posso trabalhar na CORE? R: Atualmente a Polícia Civil do Rio é uma bagunça e pode tudo. Mas se a administração passar a atuar de forma séria, não.
16. Se eu passar para técnico de necropsia posso fazer o curso da CORE? R: Sim, basta se inscrever na ACADEPOL e aguardar ser chamado, lembrando que é apenas um curso, e não necessariamente irá trabalhar na CORE.
17. No concurso para Oficial de Cartório Policial existe exame físico também? R: Sim, normalmente o mesmo cobrado para Inspetor de Polícia.
18. Quando acabar o curso de formação na ACADEPOL posso escolher onde vou trabalhar? R: Dificilmente, a não ser que você tenha um bom ‘padrinho’ político.
19. Em que lugar posso ser colocado para trabalhar? R: O concurso é de um órgão estadual, portanto você pode ser escalado para trabalhar em qualquer lugar do estado do Rio de Janeiro. Qualquer mesmo, a qualquer hora!
20. Sou formado em educação física; sou militar do Exército/Aeronáutica/Marinha. Isso me dá alguma vantagem no concurso para a Polícia? R: Não, nenhuma.
21. Que benefícios existem para os cargos policiais? Tipo, plano de saúde, vale alimentação, vale refeição, vale transporte, auxílio creche... R: Só tem vale refeição, que consiste em 20 tíquets de R$ 8,00 cada um. Nada mais.
22. Se eu for colocado para trabalhar longe da minha casa, existe algum acréscimo de salário ou auxílio? R: Até existe previsão se o local for a mais de 100Km da residência, mas nunca vi o estado pagar para ninguém.
23. No concurso haverá previsão de vagas para deficientes físicos? R: Depende, em princípio sim, é ordem legal, mas se justificar no edital pode não haver tal previsão.
24. Para ser técnico/auxiliar de necropsia preciso ter nível técnico em alguma coisa? R: Não, apenas 2º grau, comum, aquele da escola.
25. Vão abrir vagas para mulheres? R: Isso de vagas para homens ou mulheres é só para concurso militar. Na Polícia as vagas são disputadas por todos, sem distinção de sexo.
26. Onde encontro o edital do último concurso para Técnico Policial de Necropsia? R: O último concurso foi em 2002, e o edital está neste link.
27. Qual será o valor cobrado pela taxa de inscrição do concurso? R: Depende do quanto querem arrecadar...
28. Qual o trabalho de um Oficial de Cartório Policial? R: Leia aqui sobre os cargos e funções na PCERJ.
29. Qual a escala de trabalho do OCP? R: Normalmente é de 24x72 horas, ou seja, trabalha 24 horas seguidas e folga 72. Mas depende da lotação, pode ser expediente de 2ª a 6ª também.
30. Ele é obrigado a ir em diligências e prisões junto com os demais agentes ? R: Posso dizer o seguinte: funcionalmente ele é obrigado a ir se convocado, mas na prática se não quiser não vai, porém corre o risco de não ser mais querido para trabalhar na DP em que estiver...
31. O OCP leva trabalho para fazer em casa, como inquéritos, etc? R: Só se for maluco. Na folga o OCP costuma trabalhar em bicos para complementar a renda, e além disso, imagina que some um inquérito... tá fu! ;)