
Por ser de uso gratuito, o Google Earth vem sendo muito explorado em nossos trabalhos, sejam investigativos sejam operacionais. Com ele, podemos compensar a falta de estrutura da Polícia e analisar áreas com incidência de determinados crimes, e muitas outras coisas.
Para se ter idéia, todas as operações policiais levadas a efeito pela CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil são previamente estudadas, e com o cruzamento dos arquivos e das imagens aéreas captadas com o programa da Google, podemos imprimir um grande mapa onde relacionamos possíveis locais onde encontram-se depósitos de armamentos, bocas-de-fumo ou áreas de contenção, os pontos onde “soldados” do tráfico permanecem fortemente armados para impedir a entrada da Polícia e de facções rivais na favela que dominam.

O lançamento do satélite poderá ser acompanhado pela internet através deste endereço, e ainda há planos para que novo equipamento seja lançado no fim do ano que vem.
O Google Earth conta com recursos extras, mas aí somente na versão paga, tornando-se proibitivo mesmo para o mais dedicado policial. O Governo nada faz pela segurança pública, mas o Google é nosso amigo. Se você ainda não usa, faça o download do Google Earth e veja como pode ser útil. E onde você policial trabalha, utilizam também o excelente serviço do Google Earth?