Todo trabalho de investigação bem feito chega num ponto em que é preciso um pouco de ação de campo para cumprir certos objetivos. E quando estes objetivos são em áreas de risco, é necessário uma equipe com treinamento diferenciado, voltado para a parte operacional. Todas as Polícias (Civil) brasileiras têm sua equipe tática, normalmente chamadas de Grupo de Elite.
O Grupo de Elite da Polícia fluminense todos aqui já conhecem, volta e meia a C.O.R.E é assunto em pauta no Caso de Polícia. Então hoje vamos divulgar o grupo de elite da Polícia de Goiás, o Grupo Tático 3, ou abreviado, G.T.3, da Polícia Civil de Goiás.

A função precípua é prestar apoio técnico e operacional às unidades de Polícia tradicionais, que trabalham as investigações, notadamente em ações contra o crime organizado e quadrilhas de marginais de alta periculosidade, onde é necessário um maior contingente e material tático diferenciado.
Também atuam em situações com reféns, escolta de presos quando há probabilidade de tentativas de resgate, proteção à testemunhas, e em ações conjuntas com a Polícia Federal, PRF e a PM, quando necessário.

Os treinamentos habituais vão desde a preparação física, a prática de tiros em situações extremas, invasão e tomada de ambientes, simulações de cativeiro ou de uso de reféns, enfim, toda a gama de preparação tática habitual nos grupos de elite em todo o mundo.

Confira um vídeo sobre o G.T.3 onde o Delegado Oswalmir Carrasco fala tudo sobre o grupo, com demonstrações e imagens da ação policial tática.
[youtube LIQ3j-Y5xI8]
Se não abrir acima, link para o vídeo operacional do G.T.3
Aproveitando, gostaria de convidar você leitor para auxiliar na busca por material como fotos e vídeos sobre os grupos táticos das Polícia Civil e Batalhões Especiais da Polícia Militar dos estados brasileiros, de maneira que possamos conhecer todos eles por aqui. Alguém se habilita?