Este post foge um pouco do propósito do Blog, porém considero o assunto deveras importante, principalmente porque a imprensa televisiva misteriosamente ainda não comentou o assunto (ao menos eu não vi nada). Neste ponto, crédito para a rádio jornalística Band News, onde tomei conhecimento da medida.
Está para ser votada em Brasília uma PEC (proposta de emenda constitucional), que estende o foro privilegiado para políticos mesmo depois de não mais exercerem mandatos. Isso quer dizer por exemplo que se uma investigação provasse que o ex-(des)governador "garotinho" recebia dinheiro ilicitamente de atividades criminosas, ou que tinha envolvimento no esquema do "silveirinha", ou que desviou dinheiro dos cofres públicos para ONGs fantasmas... nessas hipóteses, se de fato isso fosse verdade, o sujeito seria julgado não pela Justiça Comum, Estadual ou Federal, mas somente pelo STF, onde sabemos, ninguém é condenado.
Recomendo fortemente a divulgação deste absurdo que a mídia estranhamente não cobriu ainda, pois nada mais é que mais um golpe contra os cidadãos de bem, que procuram ter uma conduta reta e legal, e são vitimados por uma parcela que se esconde atrás de interesses políticos, tráfico de influência e toda sorte de covardia existente.
Cidadãos, já passou da hora de sair do sono profundo, manifestem-se. Não é porque colocaram o Distrito Federal longe de todos que não podemos intervir. Não diz lá a Constituição da República Federativa do Brasil no parágrafo único do art. 1º que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes" ? Eu vou cobrar do único que votei e foi eleito. Já até enviei-lhe um e-mail. E você ?
editado: Muita gente tem me perguntado sobre a PEC em questão, já que eu, relaxado que fui não coloquei o número. Trata-se da PEC 358/05, que trata da segunda parte da reforma do Poder Judiciário. Leia mais neste link, e neste link, e procurem no site da Câmara dos DePutados. ;)