Header Caso de Polícia

Quando um Homem desafia o $istema

05/07/2007

Nossa intenção aqui é disponibilizar material que acrescente informações para quem se proponha a digeri-las, e na medida do possível desencadear debates e procurar caminhos para recuperar o que já está podre. Porém é inevitável o presente post para ajudar na divulgação de um outro blog, que eu tomei conhecimento através do Cultcoolfreak do Roger.

Trata-se do Blog "Flit Paralisante", redigido pelo Delegado da Polícia Civil de São Paulo Dr. Roberto Conde Guerra.

Esse cidadão colocou voluntariamente sua vida em grande risco, simplesmente porque tem a percepção vital de entendimento deste termo que usei para denominá-lo : é um legítimo cidadão.

oficio do Delegado perseguido por seus paresDelegado Titular do 7º Distrito Policial - Santos/SP, ele cismou em combater a corrupção na Polícia Civil paulista. Por conta disso acabou afastado e colocado à disposição!

Tudo isso em torno do crime organizado envolvendo maquininhas, tal como no Rio, e cujo esquema foi dissecado e divulgado às massas em reportagem da revista Isto É. Uma vergonha para a instituição, mas um grande passo para seu resgate.

Recomendo fortemente aos policiais que por aqui transitam, e também aos demais amigos navegantes, a leitura dos textos postados no referido blog, preferencialmente em ordem cronológica para melhor entendimento. A leitura é difícil, eu sei, pois não há divisão de parágrafos o que torna o trabalho cansativo para as vistas, mas vale o esforço. Se é tudo verdade ? Não sei, mas que é verossímel é.

E para consubstanciar, o recado que ele deixa é o mesmo no qual insistimos desde a criação deste espaço: ACORDEM POLICIAIS ! Temos que provar que o imutável não o é e pode sim ser corrigido, temos que recuperar a dignidade e o reconhecimento de nossas profissões, temos que nos livrar do estigma de ladrões, corruptos e "puliças"! Somos Policiais, homens, mulheres, Civis e Militares.

Comentários (20)

Roger
O Deinter-6, departamento que administra toda a polícia do litoral de São Paulo, teve sua cúpula removida por conta das acusações. E o atual diretor do DENARC está com a cadeira ameaçada devido as suspeitas levantadas no Blog.
militarinconformado
o cara é louco, corajoso ou os 2??? sem poder provar??? ja pensou se a retronaba vem???
Carlos Fraga
Se precisar alguma coisa de um tira no Rio é só falar.
dupcerj
Roger: apesar da evidente preocupação com a integridade física do colega delpol e mesmo da família do mesmo, vejo com otimismo esse tipo de manifestação, por vezes chego a ter uma ponta de esperança de que um dia vamos conseguir resgatar a dignidade da Polícia... Militar: é, a retronaba é brabo, mas acho que quando encurralam qualquer animal, principalmente o homem racional, pode-se esperar qualquer tipo de reação, e como o meu novo ídolo já não se vê com muito a perder, é melhor tomarem cuidado ;) Fraga: Somos dois então!
Dilson
É de policiais como o Dr. Roberto Conde Guerra que a polícia precisa, para acabar com essa podridão/vagabundagem/corrupção, etc, que infesta as polícias. Parabéns ao Dr. Roberto Conde Guerra por sua coragem e determinação.
Dilson
Essas malditas máquinas caça-níqueis funcionavam ilegalmente em Santos, ha mais de 3/4 anos, obviamente com a corrupção de policiais vagabundos (delegados/chefes de investigadores, etc) que enriqueceram extorquindo donos de máquinas. Policial que se envolve com bandido é mais marginal de que o próprio bandido, porque o bandido/bandido pelo menos mostra a cara, porém, essa cúpula de delegados/vagabundos se esconde no anonimato, só querendo extorquir os bandidos/bandidos. Tenho certeza que o governador José Serra, tomará todas as medidas para punir exemplarmente essa corja de delegados vagabundos. Todos esse policiais corruptos (independentemente da patente) sejam expulsos dos quadros do funcionalismo do Estado a bem do serviço público, com o consequente sequestro de bens e julgamento pela justiça comum. Policial honesto tem mais é que trabalhar, como faz a imensa maioria do povo beasileiro para sobreviver com dignidade. Se o governador José Serra não tomar medidas severas contra essa corja de cúpula de policiais vagabundos, vou considerá-lo conivente com a corrupção.
dupcerj
Dilson: é fato. Muitos indivíduos, servidores públicos, dos setores mais basilares até o mais alto escalão dos governos locupretam-se com diversas ilegalidade. O problema desta malditas maquininhas é o mais perceptível em nossa esfera de atuação. Especificamente nas polícias, pelo ao menos aqui no Rio, estes marginais não escondem sua riqueza conquistada pelo crime, ocupam mansões, coberturas em endereços nobres e caros. Carros importados. Não precisa indentificar nenhum destes criminosos, eles já se expõem, é só reunir provas para condenação judicial. O que não é explicável é sim a ação das corregedorias, ou melhor, omissão, nos faz pensar em vários motivos hein.
Dilson
Não posso afirmar com precisão, porém, desconfio que existe também gente da corregedoria envolvida ou seja "levamdo propina" da máfia dos caça-níqueis. Mais uma vez cumprimento o Delegado (esse merece o D maiuscúlo) Dr. Roberto Conde Guerra pela coragem em denunciar seus colegas/fétidos. Com certeza o governador José Serra não ficará em silencio, assim a população honrada espera, sob pena de conivencia com a bandidagem.
Antonio
Por mais incrível que possa parecer é que, essas malditas máquinas caça-niqueis, voltaram a funcionar em toda baixada santista na data de hoje (08/08/07) desafiando a lei sancionada pelo governador do Estado de São Paulo, Sr. José Serra. Comenta-se abertamente que o mentor intelectual dessa liberação ilegal, é o chefe dos investigadores de Satos, de nome José Pedro. Depois de todos os esforços efetuados pelo Delegado (com D maiuscúlo) Dr. Roberto Conde Guerra, para acabar com essa corrupção nojenta, nota-se com essa notícia que esses policiais/vagabundos continuam desafiando as leis, associando-se com essa máfia maldita, mediante suborno. Espero que o governador do Estado de São Paulo, Sr. José Serra determine de imediato a paralisão dessa jogatina ilegal, pois, em caso de seu silencio, ficará o governador com a suspeita de ser conivente com essa vagabundagem da polícia civil da baixada santista.
dupcerj
Antonio: pois é, as vezes nos arriscamos, colocamos em xeque nossas vidas, nossa família, nossas carreiras, mas sempre acabamos dependendo de uma pessoa de boa índole entre os que têm o poder. Só que geralmente só consegue chegar ao poder quem tem má índole, esta tem sido a regra em nosso país...
Antonio
Mas não é possivel ter que aceitar que aceitar essa autêntica vagabundagem desses policiais?? nojentos autênticos dejetos humanos. Essa corja não aceita ter que ficar sem receber o dinheiro sujo do suborno dos donos de máquinas. Será que não existe mais nenhum delegado honesto na baixada santista para acabar de vez com essas malditas máquinas???Pelo que sei existia um de nome Doutor Roberto Conde Guerra, será que não existe mais nenhum??? É uma lástima ter que admitir que os valores humanos não existem na classe policial, é vergonhoso. São essas pseudo-otoridades com carteira de servidor público que quado em perigo, dão carteiradas usando a célebre frase:Sabe com quem está falando?? Sou POLIÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pobre Brasil, republiqueta de bananas, onde impera a cultura da maldita certeza da impunidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
dupcerj
Antonio: me faço as mesmas perguntas aqui no Rio, e aposto como em cada canto do Brasil deve ter gente se perguntando a mesma coisa... tudo é edêmico, e sinceramente, na posição em que me encontro, "apenas" um Agente da Autoridade, não sei mais o que fazer para tentar colaborar e garantir dias melhores. Mas pensando juntos talvez cheguemos lá.
antonio
Parabéns, vocês são corajosos !
antonio
Se todos nós, policiais civis e militares, do RJ e de SP, abominássemos pessoas como Romeu Tuma, pai e filho (aí no RJ deve ter político do mesmo naipe) e aqui em SP especificamente os tais delegados seccionais de polícia, cujos cargos, são de investidura a preço ou a peso de ouro, derrubando-os pelo único meio possível para tanto, a denúncia aberta, transformaríamos nossas instituições sagradas em verdadeiro escudo a serviço da população honesta e trabalhadora. Obrigado.
DR. JOSIVAL
Me desculpem a siceridade, mais a policia estar de mal a pior, o que acontece com a seleçao q coloca tantas pessoas sem caracter na policia...
martins
o site flitparalisante saiu do ar hoje, 31.10.08, por volta das 18:00 horas, não sei o motivo.
Eduardo
Que droga! Bom, ele estava em um serviço gratuito, do blogspot, então podem, aliás, devem tê-lo boicotado, denunciando ao Google, que é dono do Blogspot, "irregularidades". Eles apagam mesmo. Uma pena, era um belo arquivo de história contemporânea... Mas tenho certeza que ele começa outro em outro lugar!
lindas palavras... se funcionassem no Brasil. Se todos os problemas de corrupção fossem as máquinas-ganha-pão-caça-níqueis, acabariam os problemas da criminalidade no país. Grande abraço aos " honestos ". PS. Não vamos esquecer dos crimes: homicídios e tráfico de drogas, além dos políticos ( maioria ) hen!
William
Boa tarde, Não sou policial mas acredito que uma união entre Estudantes (UNES/UBES) e as Polícias (PC/PM), eliminando ressentimentos do passado, é um grande passo para qualquer tipo de conquista/mudança. A Acadepol fica do lado da Usp e sei que a relação entre ambos é positiva; porém o nosso governador faz com que a PM reprima qqer tipo de manifestação... logo, a população continua tendo medo e receio das polícias.
Sheyks
Bom. vou cetitar um versinho que li e adorei depois darei minha opinião VERSOS DE UM POLICIAL Eu sou um tenente sou um combatente sou cara valente duvidam de mim? Eu sou la do norte eu conto com a sorte nunca temo a morte fui criado assim. Por Deus protegido não fujo de bandido jamais fui ferido esse e um don natural. Desconheço armadilha enfrentando quadrilha sou defensor de família eu sou um policial. Sou tammbem um justiceiro sempre atiro primeiro meu tiro e certeiro tenho rapidez em gatilho. Com a coragem que tenho a violência detenho nunca fui um gênio mas disponho de brilho. Sou bem formado no meu aprendizado onde fui estudado sempre ouví a lição. Hoje não dou moleza vivo na esperteza e no caso de incerteza ja derrubo o ladrão. Sou perfeito em guarda com fuzil ou espingarda defendo minha farda sou grande guerreiro. Com coragem absuluta vou enfrentando labuta nunca fujo da luta não escolho terreiro. Ja enfrentei tiroteio sem nunca ter receio vou partindo no meio eu combato a intriga. Nunca fui violento mas bato e arrebento se o bandido e cosquento eu adoro essa briga. Quando para o perigo desço o meu nome esqueço nem tenho endereço aí viro uma fera. Sei que não tem espinho que impeça meu caminho sempre vivo sozinho ninguem me espera. Minha bravura não empaca minha coragem se destaca e quando vejo uma faca vou virando um leão. Fico nervoso e esquento ate o diabo enfrento pois de medo sou isento eu pulo ate no cão. Bom agora minha opinião acho o conde guerra o cara mais corajoso do pais, se de cada 20 policiais, 2 fossem assim ja teriamos algo bom. não quero desanimar ninguem mas, ele esta tentando lutar não com 1 ou 2 ou 10 pessoas mas 75% do mais alto escalão da policia brasileira, não um estado mas sim com quase a policia do pais inteiro, merito dele, mas ja estou satisfeito em 1 pessoa ter tanta honra e dignidade com o conde guerra fico muito feliz, espero que todos, os bons e honestos tambem criem coragem não prescisa meter as caras mas ajam denunciem.obrigado.... obs:o verso não é meu não fui eu quem fiz